BUSCADOR GOOGLE

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tragédia: lama tóxica mata 4 fere 120 e chega ao Rio Danúbio

HUNGRIA - 90% dos moradores de Kolontar, uma das sete vilas afetadas pelo vazamento de lama tóxica no oeste da Hungria, não voltarão para suas casas depois da catástrofe ambiental. A material tóxico já chegou ao Rio Danúbio e segue contaminando tudo em seu caminho. Em sua tragetória a lama levará a tragédia a mais outros seis países, antes de desembocar no mar Negro.  Mas ambientalistas avaliam que o vazamento não deverá ser tão grave nesses outros países, mas na Hungria a situação inspira cuidados e algumas áreas precisarão ser abandonadas, disse o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. "É difícil encontrar palavras. Se isso tivesse acontecido de noite, todos estariam mortos - disse o premier, que visitou as áreas mais afetadas.", comentou. O governo decretou estado de emergência na área e abriu investigação para apurar as responsabilidades no vazamento.
Depoimentos
Tibor Dobson, encarregado das operações de emergência, disse que toda a vida no rio Marcal, um afluente do Danúbio, foi simplesmente "extinta". 
O Greenpeace definiu a tragédia como "um dos três piores desastres ambientais europeus dos últimos 20 ou 30 anos". 
Já o diretor do WWF, na Hungria, Gabor Figeczky, observou que os danos ficarão limitados ao país. "De acordo com as estimativas atuais, isso (a lama) ficará contido na Hungria, e nós também acreditamos que chegará a Budapeste com um pH aceitável",  afirmou Figeczky.
As Autoridades húngaras trabalham para reduzir o impacto ambiental da lama, que levou o pH de rios a 13, numa escala até 14. As águas do Danúbio estão com pH 9, quando o normal é entre 6 e 8.
As vítimas
Há três pessoas desaparecidas e mais de 60 intoxicadas hospitalizadas com queimaduras graves pelo contato com o produto. Quatro morreram e mais de estão120  feridos.
Sinopse da tragédia na Hungria
Tudo começou com o rompimento de um dique de um reservatório de dejetos tóxicos, na usina de Ajkai Timfoldgyar Zrt. Um milhão de metros cúbicos de lama tóxica  de cor vermelha, de resíduos da produção de alumina, atingiu várias aldeias, matando quatro pessoas e deixando mais de 120 feridos. Fonte: Imprensa Internacional