BUSCADOR GOOGLE

sábado, 9 de outubro de 2010

Chile: Perfuratriz chega aos mineiros soterrados durante a madrugada

A perfuratrix T-130 chegou nesta madrugada, às 9h05m (horário de Brasília), ao abrigo dos 33 mineiros soterrados a quase 700 metros da superfície na mina San José, situada na cidade de Copiapó, na região norte do Chile.
Operários e engenheiros pulavam e se abraçavam na comemoração pelo fim da perfuração. Mídias internacionais noticiam que o túnel deve ser vistoriado nas próximas horas, para avaliação de sua segurança para o transporte dos mineiros. Caso necessário, o túnel será reforçado com placas metálicas, adiando um pouco mais o início do resgate. A expectativa é grande e o ministro da saúde chileno - Jaime Manãlich- divulgou que os trabalhos de retirada se iniciarão em 12 de outubro. O ministro da mineração -Laurence Golbborne- acrescentou a informação que os reforços no túnel demandarão mais 3 a 8 dias de trabalho, se forem necessários.
Segundo Mañalich apenas os primeiros 200 metros do túnel aberto pela T-130 serão reforçados. 
"A última parte (do túnel), que provavelmente será em rocha maciça, sem proteção, precisa ser muito bem polida. É o que está planejado até hoje, o mais viável", disse o ministro, acrescentando que a próxima terça-feira é a data mais provável para o início do resgate.