BUSCADOR GOOGLE

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Indonésia: Vídeo mostra região após terremoto e tsnunami

Após um tremor de intensidade superior a 7,0 graus atingir a costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, a região foi atingida por tsunamis. Fontes internacionais relatam um "paredão de águas" que varreu vilas  e  povoados.

Assista ao vídeo:




O que dizem as mídias:
Até o momento 282 pessoas morreram e mais de 400 ainda estão desaparecidas nas regiões atingidas por um tsunami na Indonésia. A erupção de um vulcão em outra parte do país, na ilha de Java, já deixou 28 mortos.

Aos poucos, as imagens da tragédia mostram como as ondas varreram povoados inteiros, arrastando tudo o que estava na frente nas ilhas Mentawai.

Quem escapou, ainda se impressiona com o que viu. Um grupo de turistas chegou hoje à cidade de Padang, na ilha de Sumatra. Eles contaram que estavam num barco jogado contra outro pela onda gigante. A embarcação pegou fogo e o capitão ordenou que todos pulassem no mar. Ficaram 1h e meia à deriva, agarrados a qualquer coisa que boiasse até chegar o socorro.

Cerca de 48 horas depois do terremoto que provocou o tsunami, muitas áreas atingidas ainda estão isoladas. O governo da Indonésia enviou barcos com médicos e suprimentos, mas o mar agitado e o mau tempo dificultam a chegada às ilhas. Aos poucos, vai se conhecendo as dimensões da tragédia. O tsunami arrasou uma ilha com 200 habitantes. Até agora, somente 40 foram encontrados. Os moradores dizem que as ondas gigantes pareciam imensas paredes brancas se dirigindo à costa. Um barco com 32 passageiros foi arrastado e jogado numa ilha. Todos sobreviveram.

As equipes de socorro do país estão lidando com outro desastre natural: a erupção do vulcão Merapi.

A Indonésia fica no chamado anel de fogo do Pacífico, a área de maior atividade sísmica e vulcânica do mundo.

O vulcão fica ilha de Java, a mais populosa do país. Imagens de hoje mostram ruas cobertas pelas cinzas do Merapi. Além dos moradores que não conseguiram fugir, vários animais morreram. Nas imagens aéreas, uma vila inteira aparece coberta pelas cinzas do vulcão. O lugar fica a cinco quilômetros do Merapi, o vulcão mais ativo da Indonésia.  (www.portalms.com.br)

Leia também:

INDONÉSIA:Terremoto de 7.5 graus

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

INDONÉSIA:Terremoto de 7.5 graus

Após um tremor de intensidade superior a 7,0 atingir a costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, agências monitoras de terremotos alertaram sobre um possível tsunami, nesta segunda-feira.

O terremoto tinha magnitude 7,5 de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico informou que está sendo observado se há ameaça de um tsunami.

O tremor aconteceu 78 quilômetros a noroeste da ilha de South Pagai, a uma profundidade de 10 quilômetros. A agência de terremotos da Indonésia mediu a intensidade do terremoto como sendo 7,2.

Até então não houve relatos de acidentes provocados pelo tremor. Fonte: srzd

sábado, 9 de outubro de 2010

Chile: Perfuratriz chega aos mineiros soterrados durante a madrugada

A perfuratrix T-130 chegou nesta madrugada, às 9h05m (horário de Brasília), ao abrigo dos 33 mineiros soterrados a quase 700 metros da superfície na mina San José, situada na cidade de Copiapó, na região norte do Chile.
Operários e engenheiros pulavam e se abraçavam na comemoração pelo fim da perfuração. Mídias internacionais noticiam que o túnel deve ser vistoriado nas próximas horas, para avaliação de sua segurança para o transporte dos mineiros. Caso necessário, o túnel será reforçado com placas metálicas, adiando um pouco mais o início do resgate. A expectativa é grande e o ministro da saúde chileno - Jaime Manãlich- divulgou que os trabalhos de retirada se iniciarão em 12 de outubro. O ministro da mineração -Laurence Golbborne- acrescentou a informação que os reforços no túnel demandarão mais 3 a 8 dias de trabalho, se forem necessários.
Segundo Mañalich apenas os primeiros 200 metros do túnel aberto pela T-130 serão reforçados. 
"A última parte (do túnel), que provavelmente será em rocha maciça, sem proteção, precisa ser muito bem polida. É o que está planejado até hoje, o mais viável", disse o ministro, acrescentando que a próxima terça-feira é a data mais provável para o início do resgate.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Desastre Ambiental: Colisão de navios no Canal da Mancha

Uma colisão entre dois navios no Canal da Mancha, nesta sexta-feira, pode conduzir a um grande derrame químico. As autoridades marítimas francesas deram conta de um buraco de tamanho notável num dos navios, que transporta seis mil toneladas de solventes.

O YM Uranus tem 120 metros e pavilhão de Malta. O navio encontra-se a cem quilometros da costa de França e não se sabe ainda se é possível rebocá-lo, para ser reparado num porto. A tripulação já foi evacuada.

Até ao momento, não foram avistados quaisquer vestígios de produtos químicos na água. O outro navio envolvido, o cargueiro Hanjin Richzad, de 191 metros e pavilhão panamiano, não inspira os mesmos cuidados.
Fonte: abola.pt

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tragédia: lama tóxica mata 4 fere 120 e chega ao Rio Danúbio

HUNGRIA - 90% dos moradores de Kolontar, uma das sete vilas afetadas pelo vazamento de lama tóxica no oeste da Hungria, não voltarão para suas casas depois da catástrofe ambiental. A material tóxico já chegou ao Rio Danúbio e segue contaminando tudo em seu caminho. Em sua tragetória a lama levará a tragédia a mais outros seis países, antes de desembocar no mar Negro.  Mas ambientalistas avaliam que o vazamento não deverá ser tão grave nesses outros países, mas na Hungria a situação inspira cuidados e algumas áreas precisarão ser abandonadas, disse o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. "É difícil encontrar palavras. Se isso tivesse acontecido de noite, todos estariam mortos - disse o premier, que visitou as áreas mais afetadas.", comentou. O governo decretou estado de emergência na área e abriu investigação para apurar as responsabilidades no vazamento.
Depoimentos
Tibor Dobson, encarregado das operações de emergência, disse que toda a vida no rio Marcal, um afluente do Danúbio, foi simplesmente "extinta". 
O Greenpeace definiu a tragédia como "um dos três piores desastres ambientais europeus dos últimos 20 ou 30 anos". 
Já o diretor do WWF, na Hungria, Gabor Figeczky, observou que os danos ficarão limitados ao país. "De acordo com as estimativas atuais, isso (a lama) ficará contido na Hungria, e nós também acreditamos que chegará a Budapeste com um pH aceitável",  afirmou Figeczky.
As Autoridades húngaras trabalham para reduzir o impacto ambiental da lama, que levou o pH de rios a 13, numa escala até 14. As águas do Danúbio estão com pH 9, quando o normal é entre 6 e 8.
As vítimas
Há três pessoas desaparecidas e mais de 60 intoxicadas hospitalizadas com queimaduras graves pelo contato com o produto. Quatro morreram e mais de estão120  feridos.
Sinopse da tragédia na Hungria
Tudo começou com o rompimento de um dique de um reservatório de dejetos tóxicos, na usina de Ajkai Timfoldgyar Zrt. Um milhão de metros cúbicos de lama tóxica  de cor vermelha, de resíduos da produção de alumina, atingiu várias aldeias, matando quatro pessoas e deixando mais de 120 feridos. Fonte: Imprensa Internacional

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Água Potável em escassez ameaça bilhões de pessoas, diz Revista Nature

LONDRES - A conceituada revista Nature divulgou,  na última quarta-feira, estudo que revela que 80% da população mundial vive em áreas onde o abastecimento de água potável não é garantido.
Pesquisadores analisaram questões como escassez e à poluição, como "ameaças para a água".
A instabilidade no fornecimento ameaça 3,4 bilhões de pessoas e, por isso, o estudo vem com recomendação de investimentos em estratégias de gerenciamento hídrico mesclando infraestrutura e opções naturais, como bacias hidrográficas e pântanos. Maiores detalhes na BBC Brasil.

TRE decide sobre documento para votação

O Supremo Tribunal Federal -STF-, decidiu nesta quinta-feira, por oito votos a dois, que os eleitores votarão com apresentação de um único documento oficial com foto, ficando dispensada a apresentação do Título de Eleitor. A decisão é final e válida para o 1º e 2º Turnos das Eleições 2010. O  calendário eleitoral  marcou para  03 de outubro a realização do primeiro turno.

Documentos para Votação nas Eleições 2010
Apenas um desses documentos é suficiente para a votação: Documento de Identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS), Carteira de Habilitação (CNH), Passaporte, Certificado de Reservista  e   documentos de Identidade Funcional, como carteira da OAB, por exemplo. A apresentação do Título Eleitoral facilita o encontro do local de votação pelo eleitor, pois define a zona e a seção em que está cadastrado. Confira mais informações no Manual do Eleitor, clicando aqui