BUSCADOR GOOGLE

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Argentina em alerta vermelho por onda de calor

Onda de calor coloca a população argentina em alerta vermelho. Temperatura chega a quase 40ºC em Buenos Aires, afetando sistema elétrico e de água.

Argentina - As autoridades argentinas mantiveram vigente nesta terça-feira o alerta vermelho perante a onda de calor que castiga Buenos Aires e sua região metropolitana. Nos últimos dias, os municípios sofreram com cortes de energia elétrica e de fornecimento de água pela alta do consumo.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) fez o alerta na segunda-feira por causa das altas temperaturas, que se aproximam dos 40ºC e "podem afetar todas as pessoas saudáveis, não só os grupos de risco", informou a entidade.

"A cidade de Buenos Aires possui uma média de 90 mortos por dia mas, por exemplo, durante a onda de calor do verão de 2001, este número saltou para 250 em apenas um dia", advertiu o SMN em seu site.

O ministro da Saúde, Juan Manzur, pediu à população que "na medida do possível evite se expor aos raios solares e que consuma água abundantemente", levando em conta que "as temperaturas elevadas se manterão durante a semana".

A onda de calor fez com que fosse batido um "recorde histórico" de demanda elétrica, segundo empresas do setor, ao ponto que em diversos bairros de Buenos Aires houve nos últimos dias cortes de energia por sobrecarga das redes.

Dezenas de semáforos amanheceram apagados nesta terça-feira na capital argentina, e por isso a prefeitura pediu "extrema precaução" a motoristas e pedestres.

A Edenor, uma das distribuidoras de energia de Buenos Aires, fez um apelo à população para que "faça um uso racional da energia elétrica" enquanto a temperatura não diminuir.

Foto:EFE