BUSCADOR GOOGLE

sábado, 20 de novembro de 2010

Lançada PenTop, caneta leitora de texto para guias turísticos amazonenses


Para o diretor de Negócio da Pentop, Marivaldo do Vale Albuquerque, as premiações são importantes pois dão mais visibilidade a tecnologia 'made in Amazonas'.

Manaus - Uma empresa amazonense encontrou uma solução criativa para um antigo problema. Após tomar conhecimento de uma pesquisa da Federação Amazonense de Comércio (Fecomércio) que apontava a falta de informações sobre Manaus como a maior barreira enfrentada pelos turistas que visitam a capital, a Pentop reuniu profissionais da cidade e produziu um guia. A diferença é que o guia não traz apenas palavras e fotos, mas também fala em oito idiomas diferentes.
 
A tecnologia utilizada para incentivar a cultura, educação e turismo rendeu, em menos de um ano, três prêmios internacionais à empresa amazonense. O último foi entregue à Pentop no último sábado, dia 12 de novembro, em um cerimônia na Colômbia. Os outros dois são o Prêmio Micro-industrial do Ano, em maio, e o Prêmio AssMercosul Marketing e Negócio Internacional, em julho.
Para o diretor de Negócio da Pentop, Marivaldo do Vale Albuquerque, as premiações são importantes pois dão mais visibilidade a tecnologia 'made in Amazonas'.

O som das palavras
Segundo Albuquerque, toda a concepção dos dois livros sonorizados foram desenvolvidos em Manaus. A ideia é simples: o usuário passa uma caneta sobre o papel e o dispositivo lê em voz alta o que está escrito.
A leitura é feita por um sensor posicionado na ponta da caneta interativa. Enquanto desliza sobre o papel, um computador dentro do dispositivo decodifica o material impresso e reproduz em sons estéreo de alta fidelidade. Além disso, a caneta traduz textos para oito idiomas, repetindo-os quando necessário, além de guardar arquivos e músicas e gravar conversas e sons.
A empresa garante que a 'Caneta Interativa' permite associar qualquer texto ou imagem a um som. Além da língua portuguesa, o dispositivo 'sabe falar' em espanhol, inglês, alemão, francês, italiano, mandarim e japonês.
O mesmo conceito é usado em outro produto idealizado pela empresa: um livro sonorizado que ensina crianças a falarem inglês.
Para elaborar os livros, a empresa contratou profissionais de Turismo e Design de Manaus, além de imigrantes que moram na capital para gravarem os sete idiomas estrangeiros.

Responsabilidade social
De acordo com o chefe de Negócios da Pentop, a empresa firmou uma parceria com a Biblioteca Amazonense de Braile. Os dois produtos sonoros estão disponíveis na biblioteca pública e podem ser utilizados por pessoas com deficiência visual e a comunidade em geral.