BUSCADOR GOOGLE

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Aluguel terá reajuste de 12% em janeiro e será o maior desde 2004

Quem mora em imóvel alugado pode preparar o bolso. Os contratos com vencimento em janeiro de 2011 terão reajuste entre 11% e 12% — a maior correção desde 2004. É o que indica o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado como referência para os aumentos.
Pelas contas da Fundação Getulio Vargas (FGV), na segunda prévia de dezembro, divulgada ontem, a inflação medida pelo indicador apontou alta de 0,75%, acumulando 11,39% no ano. A boa notícia é que o índice começou a desacelerar — na segunda prévia do último mês do ano passado, havia ficado em 1,2%.
Mas, na avaliação dos especialistas, ainda demorará vários meses para que os reajustes dos aluguéis fiquem abaixo de 10%. Segundo os cálculos dos quase cem profissionais do mercado ouvidos pelo Banco Central, o IGP-M continuará nas alturas.
Na pesquisa Focus divulgada ontem, os especialistas elevaram suas projeções para o índice pela 16ª semana seguida. Agora, apostam em uma alta de 11,44% neste ano.
“No ano que vem ainda teremos uma inflação mais forte. Os indicadores continuam pressionados”, afirmou Paulo Hegg, operador da Um Investimentos. “Quem puder vai repassar para a frente a alta do aluguel, caso de lojas e escritórios comerciais. E isso acontecendo, haverá um novo impacto nos preços e na inflação.”
Dos três indicadores que compõem o IGP-M, o único que teve desaceleração na segunda prévia de dezembro foi o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que subiu 0,77%, contra 1,55% no mesmo período de novembro.
Do Correio Braziliense