BUSCADOR GOOGLE

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Partícula quebra velocidade da luz e ameaça teoria de Einstein


Teste supera a velocidade da luz e coloca a teoria de Einstein em xeque

GENEBRA, Suíça - Uma equipe internacional de cientistas noticiou, nessa quinta-feira, que registrou "partículas subatômicas deslocando-se a velocidades superiores às da luz", o que pode colocar em xeque as respeitadas teorias sobre as leis do universo, de autoria de Einstein.


Antonio Ereditato falou em nome dos cientistas pesquisadores: "as medições realizadas ao longo de três anos mostraram que neutrinos expelidos pelo laboratório Cern, nos arredores de Genebra, viajaram até Gran Sasso, na Itália, em um tempo 60 nanossegundos inferior ao que a luz demoraria".

"Temos alta confiança nos nossos resultados. Checamos e rechecamos para ver se algo poderia ter distorcido nossas medições, mas não encontramos nada. Agora queremos que colegas chequem de forma independente."

A Teoria da Relatividade (1905-Einstein), afirma que a velocidade da luz é uma "constante cósmica", e que nada no universo pode viajar mais rapidamente do que ela.

Esse pressuposto resiste, desde então, a mais de um século de testes. A sua importância é tal que tornou-se um dos elementos-chaves, o Modelo Padrão da Física, e estabelece regras e formas pelas quais o universo e todos os seus componentes interagem.  

A experiência é fruto de um trabalho conjunto do laboratório de pesquisa de partículas Cern, na Suíça, com o Laboratório Gran Sasso, na região central da Itália.

Foram 15 mil feixes de neutrinos - minúsculas partículas que permeiam o cosmo - disparados ao longo dos três anos no trajeto de 730 quilômetros que separa os dois laboratórios, até serem capturados por detectores gigantes.

A luz teria percorrido essa distância em 2,4 milésimos de segundo, mas os neutrinos se adiantaram em 60 bilionésimos de segundo. Se outros testes obtiverem os mesmos resultados, toda a teoria de Einstein deverá ser refeita.


A Teoria da Relatividade
Segundo a Teoria da Relatividade, de Einstein, " quanto mais um objeto é acelerado, mais massa ele ganha. Isso porque energia e massa são duas faces da mesma moeda – podem ser convertidas uma na outra. Bom, conforme um objeto vai aumentando de velocidade, a energia contida no movimento dele vai se transformando em massa. Você não percebe, mas isso acontece o tempo todo com tudo o que existe. Inclusive com o seu corpo, quando você dá um sprint na pista de cooper. Mas calma: o aumento de massa que a relatividade proporciona nessas condições não vai ameaçar sua dieta, já que ele é menor que 1 bilionésimo de grama. Se você correr a 1,07 bilhão de km/h, o equivalente a 99,9% da velocidade da luz, aí, sim, a situação fica preocupante: um homem com 80 kg passa a ter 2 toneladas. A exatamente 99,99999999%, a massa desse sujeito chegaria a 5 600 toneladas. E por aí vai: se desse para chegar a 100% da velocidade da luz, sua massa ficaria infinita. E tem outro problema: a relatividade mostra que, quanto mais rápido um corpo estiver, mais devagar ele envelhece. Aí, quando você chega perto do 1,08 bilhão de km/h, acontece um absurdo lógico: o tempo passa tão lentamente para você que, quando seu relógio tiver marcado um segundo, o fim dos tempos já terá chegado. Quer dizer: não existe tempo disponível no Universo para que você chegue à velocidade da luz." (fullideias.blogspot.com)