BUSCADOR GOOGLE

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Brasileiro será fuzilado na Indonésia por tráfico de drogas


O governo da Indonésia autorizou a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, que foi condenado à pena de morte em 2004. O brasileiro é instrutor de windsurfe e foi preso em 2003 após tentar entrar na Indonésia com 13 kg de cocaína escondidos em sua bagagem. Segundo informações da justiça do país asiático, Marco será morto por fuzilamento no início de julho.

Um ano após a prisão, outro brasileiro, o surfista Rodrigo Gularte, foi detido em um caso parecido. Gularte também foi condenado à pena de morte e aguarda a execução. De acordo com o jornal The Jakarta Post, o brasileiro deverá enfrentar o pelotão de fuzilamento nos próximos dias. Outros dois estrangeiros também serão executados.

O procurador do caso disse que Archer teve total direito à defesa. Em 2005, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu clemência pelo brasileiro, dizendo que o Brasil não prevê esse tipo de pena. Em 2010, o mesmo pedido foi feito, mas o perdão não foi concedido pelo governo da ilha.

Ainda segundo o procurador, Archer afirmou que seu último pedido era uma garrafa de whisky. O pedido ainda está sendo avaliado. (O Dia)