BUSCADOR GOOGLE

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Região serrana carioca já contabiliza 335 mortos

Rio de Janeiro - Esse é o saldo temporário da tragédia ocorrida na região serrana carioca, onde deslizamentos de encontas levou morte e destruição aos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. O balanço foi divulgado na manhã de quinta-feira, 13/01 e prevê novos acréscimos no decorrer dos trabalhos de resgate.

A catástrofe trouxe à lembrança as mortes causadas pelas chuvas no início do ano passado, quando 52 pessoas morreram em um desmoronamento em Angra dos Reis e outras dezenas devido ao deslizamento no morro do Bumba, em Niterói.
O New York Times destacou uma declaração do prefeito de Teresópolis, a cidade mais atingida pela tragédia, dizendo que  "esta é a maior catástrofe já registrada na nossa cidade". Com o título "Deslizamentos e enchentes matam centenas no Brasil", a matéria ressalta o horror presenciado pelos moradores da região, que dizem ver corpos espalhados pelas ruas e não saber o que fazer diante de uma situação tão caótica.
A presidenta Dilma Rousseff fará, nesta manhã, um vôo de reconhecimento e inspeção pelas áreas afetadas, em sua primeira saída de Brasília após a sua posse.  
Foi determinado um repasse emergencial de R$ 700 milhões do governo federal para ajuda a população, que precisa de doações de alimentos, colchonetes e sangue.