BUSCADOR GOOGLE

sábado, 4 de dezembro de 2010

Governo brasileiro reconhece Estado Palestino com fronteiras de 1967

O governo brasileiro reconheceu nesta sexta-feira (3) o Estado palestino com as fronteiras de 1967, anteriores à Guerra dos Seis Dias, quando Israel ocupou o Sinai, as Colinas de Golan, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, além da parte oriental de Jerusalém.
Em carta enviada por Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, Lula disse que o Brasil defende “a concretização da legítima aspiração do povo palestino a um Estado coeso, seguro, democrático e economicamente viável, coexistindo em paz com Israel”.
“O reconhecimento do Estado palestino é parte da convicção brasileira de que um processo negociador que resulte em dois Estados convivendo pacificamente e em segurança é o melhor caminho para a paz no Oriente Médio, objetivo que interessa a toda a humanidade”, afirma Lula.
O documento é uma resposta à carta enviada por Abbas em 24 de novembro deste ano, pedindo o reconhecimento do Estado Palestino. Para o presidente da ANP, Israel “desafia o mundo inteiro e insiste em suas atividades colonizadoras”, dificultando as negociações diretas entre os dois governos.
Abbas reiterou que “essa será uma decisão importante e histórica, porque encorajará outros países em seu continente e em outras regiões do mundo a seguir a sua posição de reconhecer o Estado palestino”.