BUSCADOR GOOGLE

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Indonésia: Vídeo mostra região após terremoto e tsnunami

Após um tremor de intensidade superior a 7,0 graus atingir a costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, a região foi atingida por tsunamis. Fontes internacionais relatam um "paredão de águas" que varreu vilas  e  povoados.

Assista ao vídeo:




O que dizem as mídias:
Até o momento 282 pessoas morreram e mais de 400 ainda estão desaparecidas nas regiões atingidas por um tsunami na Indonésia. A erupção de um vulcão em outra parte do país, na ilha de Java, já deixou 28 mortos.

Aos poucos, as imagens da tragédia mostram como as ondas varreram povoados inteiros, arrastando tudo o que estava na frente nas ilhas Mentawai.

Quem escapou, ainda se impressiona com o que viu. Um grupo de turistas chegou hoje à cidade de Padang, na ilha de Sumatra. Eles contaram que estavam num barco jogado contra outro pela onda gigante. A embarcação pegou fogo e o capitão ordenou que todos pulassem no mar. Ficaram 1h e meia à deriva, agarrados a qualquer coisa que boiasse até chegar o socorro.

Cerca de 48 horas depois do terremoto que provocou o tsunami, muitas áreas atingidas ainda estão isoladas. O governo da Indonésia enviou barcos com médicos e suprimentos, mas o mar agitado e o mau tempo dificultam a chegada às ilhas. Aos poucos, vai se conhecendo as dimensões da tragédia. O tsunami arrasou uma ilha com 200 habitantes. Até agora, somente 40 foram encontrados. Os moradores dizem que as ondas gigantes pareciam imensas paredes brancas se dirigindo à costa. Um barco com 32 passageiros foi arrastado e jogado numa ilha. Todos sobreviveram.

As equipes de socorro do país estão lidando com outro desastre natural: a erupção do vulcão Merapi.

A Indonésia fica no chamado anel de fogo do Pacífico, a área de maior atividade sísmica e vulcânica do mundo.

O vulcão fica ilha de Java, a mais populosa do país. Imagens de hoje mostram ruas cobertas pelas cinzas do Merapi. Além dos moradores que não conseguiram fugir, vários animais morreram. Nas imagens aéreas, uma vila inteira aparece coberta pelas cinzas do vulcão. O lugar fica a cinco quilômetros do Merapi, o vulcão mais ativo da Indonésia.  (www.portalms.com.br)

Leia também:

INDONÉSIA:Terremoto de 7.5 graus