BUSCADOR GOOGLE

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Lula quer carro elétrico brasileiro

O Ministério da Ciência e Tecnologia informou hoje, 26/07, que o governo realizará altos investimentos no desenvolvimento e fabricação de componentes para carros elétricos. Essa será a pauta do Presidente Lula nesta terça-feira, 27/07, quando anunciará oficialmente o pacote de investimentos.
“Haverá um incentivo para empresas desenvolverem partes, peças, projetos do carro elétrico. Nós precisamos começar a entrar nessa área”, disse o Ministro durante a reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Natal.
Ainda segundo o Ministro, as subvenções totalizam R$ 500 milhões, que serão distribuídos pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), que custeará pesquisas dentro de empresas.
“Amanhã serão anunciadas algumas medidas fiscais e financeiras e organização do sistema para que o Brasil entre nessa corrida pelo carro elétrico”, resumiu Rezende.
O Ministro enfatizou que o tema vem sendo discutido, objetivando superar desafios e produzir baterias de alta capacidade, principal elemento dos carros elétricos. “Há um ano e meio que dentro da nossa rede de energias alternativas começamos a reunir fabricantes e pesquisadores de baterias e fabricantes de motores elétricos.”, finalizou o Ministro.
 
Em entrevista recente à Revista do Empresário Maio/Junho 2010, Pietro Erber, presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), disse que até 2012, o consumidor brasileiro já poderá ter à disposição o carro híbrido em revendedoras do país.